logo

Reserva do Cabaçal

Pleno do TRE vê ligação política de candidato derrotado e testemunhas e reconduz Manfroi ao cargo de prefeito


Por Laura Petraglia

img

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), pela maioria dos votos, reconduziu ao cargo o prefeito e vice-prefeito Jairo Manfroi (PMDB) e Tarcísio Ferrari (PSD) de Reserva do Cabaçal, ambos cassados por abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio.

Por 5 votos a 1, o Pleno deu provimento ao agravo regimental interposto pelos advogados Natacha Carvalho e Rodrigo Cyrineu, reformando a decisão monocrática do relator da Ação Cautelar nº. 4079, juiz Lídio Modesto da Silva Filho, que havia indeferido a liminar que buscava o imediato retorno de ambos ao Paço Municipal. 

Consta da ação que Jairo e Tarcísio foram cassados pelo Juízo da 41ª Zona Eleitoral de Mato Grosso depois de supostamente terem sido beneficiados por abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio, promovida pelo Pastor Naldo, que teria aliciado um eleitor da municipalidade oferecendo-lhe tijolos e cimento em troca de votos.

Para garantir a concessão da cautelar, segundo o advogado Rodrigo Cyrineu, foi utilizado como argumento a existência de um recurso especial eleitoral, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), discutindo a licitude de uma gravação ambiental clandestina, realizada pelo eleitor, caso semelhante ao que deu suporte à ação. 

“O Tribunal entendeu temerário o prosseguimento da demanda sem que o TSE analisasse o apelo especial que foi admitido lá na Corte Superior, sob pena de insegurança jurídica. A fragilidade do arcabouço probatório contribuiu para o acautelamento da situação, eis que a sentença se amparou em depoimentos testemunhais frágeis e contraditórios, pois as testemunhas de acusação tinham interesse na causa, na medida em que tinham ligação política com o Sr. Jonas Campos Vieira, candidato derrotado que promoveu a demanda, bem como pelo fato de uma das testemunhas que estava no local ter negado veementemente a prática do ilícito e a participação do Prefeito e Vice-Prefeito no episódio”, afirma.

Com a decisão a cassação fica suspensa até o julgamento do mérito da demanda pelo TRE, ou até que o TSE entenda pela ilicitude das provas.

Fonte: Olhar Direto

 


MIRASSOL D’OESTE

Vereadores do PL são intimados a votar pela derrubada da VI de R$ 4,4 mil: “atentado à moralidade”

A Verba Indenizatória (VI), criada em maio deste ano, foi aprovada por todos os vereadores, mesmo sob protestos da população.


GUERRA CONTRA O TRÁFICO

Em 10 anos, apreensões de drogas aumentaram 646% em Mato Grosso, diz Sesp

Volume de entorpecentes retirado de circulação saltou de 2,6 toneladas no primeiro semestre de 2015 para 19,6 toneladas no primeiro semestre de 2025


SAÚDE PÚBLICA

Prefeitura de Lambari d'Oeste irá construir nova unidade de saúde

"São os impostos que vocês pagam, que estamos revertendo em obras para o povo lambariense", disse o prefeito Marcelinho da Bem Star.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.